Relatório estatístico sobre o turismo emissor e recetor no Reino Unido

Relatório estatístico sobre o turismo emissor e recetor no Reino Unido

Quer esteja a planear a sua próxima viagem ao Reino Unido ou a tentar tirar o máximo partido da sua visita, este relatório de turismo atualizado revela mais do que apenas números. Mostra quem vem para o Reino Unido, para onde vão e quanto gastam.

Se é um viajante inteligente que procura poupar dinheiro, evitar rotas muito concorridas ou maximizar todas as experiências com um orçamento limitado, estas informações ajudá-lo-ão a tomar decisões mais acertadas. Desde os padrões de gastos regionais até aos picos de visitantes sazonais, este relatório explica quando e onde ir para obter melhores ofertas, filas mais curtas e experiências culturais mais profundas.

Mergulhe para descobrir o que está a moldar as viagens ao Reino Unido em 2024 e 2025, e como pode transformar esse conhecimento numa viagem melhor!


Principais conclusões:



  • Prevê-se que os residentes do Reino Unido façam mais de 92 milhões de viagens ao estrangeiro em 2025.

  • O turismo emissor do Reino Unido atingiu mais de 90 milhões de viagens em 2024.

  • Prevê-se que o Reino Unido receba 43,4 milhões de visitantes estrangeiros em 2025.

  • O Reino Unido recebeu 41,2 milhões de visitantes estrangeiros em 2024.

  • Prevê-se que os turistas do Reino Unido gastem 69,2 mil milhões de libras em turismo emissor em 2025.

  • Estima-se que os turistas do Reino Unido tenham gasto 62,7 mil milhões de libras em turismo emissor em 2024.



Viagens para o estrangeiro no Reino Unido


Vejamos a evolução das viagens de saída do Reino Unido ao longo do tempo:


UK outbound travel

  • Prevê-se que o turismo emissor atinja 92 milhões em 2025, o número mais elevado alguma vez registado.

  • As partidas de turistas caíram para 20 milhões em 2021, o ponto mais baixo em mais de duas décadas.

  • De 2021 a 2025, o turismo emissor cresceu 360%, marcando a recuperação mais rápida de que há registo.


Essa recuperação explosiva no turismo de saída reflete uma mudança global mais profunda: a prioridade renovada de experiências pessoais sobre posses, à medida que as pessoas investem cada vez mais em viagens após anos de movimento restrito. Para nós, viajantes, isto traduz-se numa maior procura e no aumento dos preços, mas também em oportunidades mais ricas, se planearmos com tempo e perspicácia.

Vejamos agora as estatísticas do turismo emissor do Reino Unido, examinando a variação percentual anual do número de turistas emissores do Reino Unido.


percent change UK outbound travel by year

  • O turismo emissor do Reino Unido sofreu um colapso de 75,9% em 2021 devido à pandemia de COVID-19.

  • O turismo emissor do Reino Unido recuperou com um aumento de 75% em 2022 e um aumento de 85,7% em 2023, marcando uma forte recuperação pós-COVID.


Para nós, enquanto viajantes, isto significa que estamos a entrar numa nova era em que a procura continua a crescer mesmo após a recuperação total, aumentando os custos e a aglomeração.

Devemos fazê-lo:

  1. Reservar as viagens com bastante antecedência para garantir melhores preços e disponibilidade.

  2. Viajar durante as épocas baixas para evitar os picos de congestionamento e os custos inflacionados.

  3. Utilizar dados turísticos em tempo real para escolher destinos menos concorridos e com melhores preços.



Porque é que os turistas visitam o Reino Unido?


Why do tourists visit the UK?

  • A principal razão pela qual os visitantes estrangeiros vieram para o Reino Unido no segundo trimestre de 2024 foi para fériasrepresentando 41.8% de todas as visitas.

  • Visitar amigos ou familiares foi o segundo motivo mais comum, representando 30.5% do total de viagens de entrada.


Para o Reino Unido, o facto de a maior parte dos visitantes que chegam ao país virem passar férias ou reencontrar os seus entes queridos aponta para um futuro marcado por viagens emocionalmente motivadas e baseadas na experiência. Para os viajantes, isto abre a porta a viagens mais ricas e pessoais, mas também a uma maior aglomeração em locais emblemáticos. As excursões gratuitas destacam-se neste cenário como uma forma inteligente de explorar de forma mais significativa sem gastar demasiado, especialmente em cidades onde os guias locais podem revelar histórias e locais que vão muito para além da lista turística.

Mais adiante neste artigo, partilharemos os conhecimentos sobre as regiões menos concorridas e que oferecem oportunidades de viagem únicas a entusiastas de viagens como você!


Onde é que os britânicos vão de férias?


Vamos ver quais são os principais destinos dos cidadãos do Reino Unido:

Where do Brits go on holiday

  • Em 2024, 12.48 milhões de Turistas britânicos visitaram Espanha, quase igual ao total combinado de França (6,38 milhões), Itália (3,41 milhões)e eUA (3,04 milhões)que, em conjunto, receberam 12.83 milhões de Visitantes do Reino Unido.

  • Os 5 principais países (Espanha, França, Itália, EUA e República da Irlanda) representaram 27.88 milhões de viagens, ou seja, quase 50% de todo o turismo emissor do Reino Unido para os destinos listados.

  • A Índia (1,89 milhões) foi o terceiro país não europeu mais visitado, a seguir aos EUA (3,04 MILHÕES) e Marrocos (1,23 milhões)ficando à frente de destinos europeus populares como Bélgica (1,05 milhões) e Áustria (0,75 milhões).


Este facto sugere uma verdade ignorada: as viagens são mais motivadas pelo hábito do que pela oportunidade. Para os viajantes experientes, este facto cria uma vantagem estratégica. Os países com muito tráfego tendem a ficar saturados com experiências comercializadas, enquanto destinos igualmente ricos recebem muito menos pressão. O facto de a Índia estar acima da Áustria e da Bélgica, apesar da sua distância, aponta para uma crescente apetência por viagens imersivas e de longo curso que ofereçam mais profundidade por quilómetro.

  • Se for do Reino Unido e quiser evitar os locais habitualmente sobrelotados, dirija-se a Bruges ou Ghent, na Bélgica, onde as excursões a pé gratuitas lhe permitem explorar ruas de contos de fadas, becos escondidos e sabores locais sem a sobrecarga de turistas.

  • Experimente também Graz ou Salzburgo, na Áustria, onde as excursões gratuitas revelam camadas de música, história e encanto alpino, longe do habitual percurso de Viena.


Vamos também analisar as regiões mais populares entre os turistas do Reino Unido:

 the most popular regions among UK tourists

  • Os residentes no Reino Unido fizeram mais de 134 milhões de viagens à Europa em 2024, representando quase 90% de todas as viagens de saída.

  • Visitas do Reino Unido a América do Norte (3,47 milhões) foram apenas 2.5% do total de viagens de saída em 2024.

  • Viagens para destinos não europeus e não norte-americanos atingiram 13 milhõesquase quatro vezes mais do que as viagens para a América do Norte.


O domínio da Europa vai para além da proximidade: oferece uma rica mistura de culturas vibrantes, paisagens diversas e milhares de excursões gratuitas em cidades grandes e pequenas. Para si, como viajante do Reino Unido, é a região perfeita para explorar profundamente e de forma acessível, um passeio e uma história de cada vez.


Despesas de residentes no Reino Unido em viagens ao estrangeiro



  • Prevê-se que as despesas do Reino Unido com turismo no estrangeiro atinjam 69,2 mil milhões de libras em 2025.

  • Em 2024, os turistas britânicos gastaram cerca de 62,7 mil milhões de libras em viagens ao estrangeiro.



Em que países é que os turistas britânicos gastam mais?


In which countries do UK tourists spend the most

  • Os turistas do Reino Unido gastaram mais em Espanha em 2024, com 9,18 mil milhões de librasmais do que França (6,21 mil milhões de libras) e EUA (5,61 MIL MILHÕES DE LIBRAS).

  • A Espanha, a França e os EUA representaram sozinhos 34% de todas as despesas de turismo emissor do Reino Unido nos 20 principais destinos.

  • Os turistas britânicos gastaram mais em Portugal (£2.36B) do que na Grécia (£2.04B)apesar de a Grécia ser um dos principais destinos de férias.

  • As despesas na Índia (£1.78B) superaram as da Alemanha (£1.76B)demonstrando a força dos laços de viagem entre o Reino Unido e a Índia.

  • Os visitantes do Reino Unido gastaram mais em Marrocos (£828M) do que na Roménia (£825M) e Suíça (£712M), o que realça a crescente popularidade dos destinos do Norte de África.


Embora menos turistas britânicos visitem os EUA do que a Itália, gastam significativamente mais. Uma única viagem de longo curso para um destino caro como os EUA pode custar mais do que várias férias de curto curso, pelo que os viajantes devem planear os orçamentos e o calendário com precisão.


Quantas pessoas visitam o Reino Unido?


Vamos agora analisar a parte do turismo que entra no Reino Unido.


Número de turistas que visitam o Reino Unido por ano


Number of tourists to the UK by year

  • Prevê-se que as visitas de estrangeiros ao Reino Unido atinjam 12.5 milhões no terceiro trimestre de 2025o valor trimestral mais elevado desde antes da pandemia.

  • O mínimo pandémico de 245 000 visitantes no 1.º trimestre de 2021 contrasta fortemente com o valor projetado de 12.5 milhões no 3.º trimestre de 2025mostrando uma recuperação de 51 vezes.

  • O número de turistas no Q3 2025 deverão ser mais de cinco vezes mais do que no Q3 2020em que apenas 2.3 milhões visitados.


Esta recuperação dramática mostra que o Reino Unido recuperou plenamente o seu atrativo como destino de viagem mundial. Para os viajantes, é sinal de uma energia renovada nas cidades, de opções de excursões gratuitas mais vibrantes e do regresso de eventos culturais que tinham desaparecido durante os anos da pandemia.


Visitantes do Reino Unido por país de residência


UK visitors by country of residence

  • Os EUA foram a principal fonte de turismo de entrada no Reino Unido no segundo trimestre de 2024, com 1.57 milhões de visitantesrepresentando 15.7% de todas as chegadas.

  • A Espanha trouxe 657 000 visitantesa Espanha recebeu 657 000 visitantes, ficando atrás da França, da Alemanha e da Irlanda, apesar de ser um dos destinos mais populares do Reino Unido.

  • A Índia foi o principal país não ocidental, enviando 229.000 visitantes para o Reino Unido, à frente dos Emirados Árabes Unidos e da Turquia.


Se viajar a partir dos EUA, França ou Alemanha, é provável que encontre mais excursões, serviços e apoio linguístico concebidos a pensar em si. Mas se viajar de um país menos representado, espere menos opções personalizadas, o que significa que planear com antecedência é fundamental para tornar a sua viagem mais tranquila e agradável.


Quanto dinheiro é que o turismo traz ao Reino Unido?


How much money does tourism bring to the UK

  • Os visitantes estrangeiros do Reino Unido gastaram cerca de 31,5 mil milhões de libras em 2024.

  • Prevê-se que as despesas com o turismo interno no Reino Unido aumentem para 33,7 mil milhões de libras em 2025.



Quanto é que o turismo contribui para a economia do Reino Unido?



  • A percentagem do turismo no PIB do Reino Unido era de aproximadamente 1,1% em 2024, reflectindo a contribuição de 31,5 mil milhões de libras da indústria do turismo do Reino Unido para a economia.

  • Prevê-se que a percentagem do turismo no PIB do Reino Unido atinja 1,14% em 2025, uma vez que se espera que a indústria do turismo do Reino Unido contribua com 33,7 mil milhões de libras.


A percentagem relativamente baixa do turismo no PIB do Reino Unido mostra que, embora o sector seja valioso, a economia não depende muito dele, ao contrário de muitos destinos turísticos de topo. Isto significa que pode esperar mais experiências únicas e personalizadas e menos armadilhas para turistas no Reino Unido.


Quantas pessoas visitam Londres por ano?



  • Prevê-se que Londres receba 20.1 milhão de visitantes estrangeiros em 2025, com base nas tendências actuais.

  • Em 2024, Londres recebeu aproximadamente 19 milhões de visitantes internacionais.



Estatísticas do turismo em Londres:



  • Londres representa 46.2% de todas as visitas recebidas no Reino Unido, destacando o seu papel como o principal destino turístico do país.

  • As despesas estimadas dos visitantes estrangeiros em Londres atingiram 16,3 mil milhões de libras em 2024.

  • Em 2025, prevê-se que os visitantes estrangeiros em Londres gastem 17,4 mil milhões de libras.

  • Londres é responsável por 51,6% de todas as despesas do turismo de entrada no Reino Unido.


O domínio de Londres, tanto em termos de número de visitantes como de despesas, confirma a sua posição como o principal pólo de atração turística do Reino Unido. Para nós, isto significa que podemos usar Londres como um ponto de entrada e saída conveniente, e desfrutar das suas inúmeras opções de excursões gratuitas. Mas para viver verdadeiramente o Reino Unido, vale a pena explorar para além da capital para descobrir destinos menos concorridos e igualmente ricos em todo o país.


Conclusões:



  • O turismo é importante, mas não controla a economia do Reino Unido, e isso é bom para si. Uma vez que o turismo representa pouco mais de 1% do PIB do Reino Unido, não terá de enfrentar a pressão ou os preços que se verificam nos países que dependem do turismo de massas. Isto significa que pode explorar mais livremente, evitar as armadilhas turísticas demasiado caras e desfrutar de uma experiência mais autêntica sem ser tratado como mais uma carteira.

  • Os EUA são caros, mesmo que haja menos gente a ir para lá. Poderá pensar que menos britânicos a irem para os EUA significa custos mais baixos. Errado. Os viajantes do Reino Unido gastam mais nos EUA do que em Itália, apesar do menor número de viajantes. Se está a planear uma viagem aos Estados Unidos, faça um orçamento maior e reservar voos e alojamento com antecedênciaou escolha alternativas de longo curso mais inteligentes, como o Canadá ou o Japão, para obter mais por menos.

  • Londres é o seu ponto de entrada, mas não deve ser a sua viagem completa. Mais de metade de todas as despesas turísticas do Reino Unido são efectuadas em Londres, o que significa multidões, filas de espera e preços mais elevados. Utilize a cidade para aterrar, explorar e fazer uma visita guiada gratuita, mas depois depois vá para sítios como York, Bath ou Glasgow onde o seu dinheiro rende mais e as ruas não estão apinhadas de gente.



Metodologia:


As estimativas para o 3º trimestre de 2024 e o 4º trimestre de 2025 foram calculadas aplicando a percentagem média de visitas a cada país do 1º e 2º trimestres de 2024 ao total de valores projectados para o turismo emissor em cada trimestre futuro. Os dados de origem foram retirados do Overseas Travel and Tourism - Table of Contents publicado pelo Office for National Statistics (Reino Unido).

Para calcular a despesa total dos cidadãos do Reino Unido em turismo emissor em 2024, utilizámos dados trimestrais publicados pelo Office for National Statistics (Reino Unido). Os valores reais para o 1.º e 2.º trimestres foram retirados diretamente de fontes oficiais. Para o 3.º e 4.º trimestres, em que os dados ainda não estavam disponíveis, extrapolámos os valores utilizando os padrões de despesa sazonais observados em 2023. Especificamente, aplicámos a distribuição proporcional da despesa anual total em cada trimestre de 2023 para estimar os valores prováveis para os trimestres em falta em 2024. Depois de termos os quatro trimestres, somámo-los para chegar a um total de despesas anuais projectadas de 62,7 mil milhões de libras. Para gerar estimativas específicas por país, utilizámos a distribuição percentual das despesas por país a partir do segundo trimestre de 2024, o último trimestre com desagregações detalhadas. Estas percentagens a nível nacional foram aplicadas proporcionalmente ao total do ano inteiro, fornecendo uma estimativa consistente e baseada em dados de quanto os turistas do Reino Unido gastaram em cada destino.

Os dados relativos ao segundo trimestre de 2024 foram obtidos junto do Office for National Statistics (Reino Unido). As percentagens foram calculadas dividindo cada categoria de visita pelo número total de visitas recebidas durante esse trimestre.

A distribuição das regiões visitadas foi estimada utilizando os dados provisórios do segundo trimestre de 2024 do Office for National Statistics (UK). Calculámos a percentagem de visitas a Londres em relação a todas as visitas recebidas durante esse trimestre. Esta percentagem foi depois aplicada ao número total de visitas projectadas ao Reino Unido para o ano inteiro, para estimar o número total de visitas anuais a Londres.

Utilizámos os valores do segundo trimestre de 2024 para extrair o total das despesas por região, calculámos a percentagem de Londres no total das despesas recebidas (51,6%) e aplicámos esta percentagem às despesas de turismo projectadas para o ano inteiro no Reino Unido para estimar as despesas anuais dos visitantes em Londres.


Fontes:



  • "2025 Inbound Tourism Forecast" VisitBritain.Org, https://www.visitbritain.org/research-insights/inbound-tourism-forecast. Acedido em 17 de maio de 2025.

  • Leisure and Tourism. https://www.ons.gov.uk/peoplepopulationandcommunity/leisureandtourism. Acedido em 17 de maio de 2025.

  • "Dataset Estimates of Overseas Residents' Visits and Spending" [Estimativas do conjunto de dados sobre visitas e gastos de residentes estrangeiros] Office for National Statistics, 20 de julho de 2422, https://www.ons.gov.uk/peoplepopulationandcommunity/leisureandtourism/datasets/estimatesofoverseasresidentsvisitsandspendingintheuk.

  • "IBISWorld - Pesquisa de mercado da indústria, relatórios e estatísticas" Www.ibisworld.com, https://www.ibisworld.com/uk/bed/outbound-tourism-by-uk-residents/44060/.

  • Powell, Andy. "Gross Domestic Product (GDP): Key Economic Indicators." Commonslibrary.parliament.uk, 14 de maio de 2025, commonslibrary.parliament.uk/research-briefings/sn02783/.



Factos verificados

Última revisão: 16 de junho de 2025

Última atualização: 16 de junho de 2025

Licenciado sob CC BY 4.0





Melhores recursos na aplicação
cashless tips
Gratificações sem dinheiro vivo
cashless tips
Google / Apple Pay
cashless tips
Mapa das proximidades
close-button